sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Da Alopatia à Homeopatia

Olá, Sou Camila Steck, nova veterinária a publicar textos aqui neste fantástico blog. Para começar, vou escrever sobre um assunto importante para quem faz a opção por um tratamento homeopático.
Frequentemente, nas primeiras consultas homeopáticas, observamos algumas dificuldades dos clientes / proprietários em compreender a nova abordagem que terá a condução do tratamento. É natural que isso ocorra, pois serão novos parâmetros de diagnóstico, de cura, de coleta de sinais e sintomas e de observação do paciente. Tudo diferente daquilo que se estava habituado.
Essa dificuldade ocorre porque estamos mergulhados em um paradigma mecanicista, que é aquele que predomina no mundo atual, e não conseguimos subir à tona para respirar.
Podemos retomar a analogia feita pelo Dr. Galvão: é como se usássemos óculos de lente azul, achássemos que a verdade e o mundo são azuis, mas não nos damos conta de que estamos usando óculos.
Quando tiramos os óculos estamos entrando no universo da filosofia. A filosofia é pressuposto de qualquer paradigma.
Nós usamos um paradigma como substrato filosófico, necessário para tornamos inteligíveis os fenômenos que observamos no mundo. Mas é preciso que as pessoas entendam duas coisas: que não existe apenas um substrato e que o substrato que somos ensinados a utilizar, desde a infância, muitas vezes sem perceber, é o do mecanicismo, cuja base histórica e filosófica pode ser compreendida.
O mecanicismo em medicina e em veterinária conduz o pensamento sob a ótica de que o organismo nada mais é que um complexo arranjo de sistemas mecânicos, hidráulicos, elétricos, etc. Todos os fenômenos da vida se resumem às manifestações físico-químicas, que se diferem da matéria sem vida apenas por uma organização diferenciada.
Na medicina, o Mecanicismo teve suas bases com o médico Galeno (129-216 d.C.) e posteriormente foi reforçada principalmente por Pasteur. Galeno retomou a lei dos contrários e a teoria da matéria pecans. Pela lei dos contrários, tratamos um sintoma provocando efeitos opostos ao dele, por exemplo, ao utilizarmos antiinflamatórios, antioxidantes, antitussígenos, etc. A teoria da matéria pecans constitui o primórdio da teoria microbiológica. Por ela, os indivíduos são criados perfeitos, o adoecimento provém de uma matéria externa, que causa a infecção e que deve ser “exorcizada” para que o indivíduo volte a ser puro.
Tanto a lei dos contrários quanto a teoria da matéria pecans tiveram grande arranque na época da revolução industrial e passaram a constituir as bases da medicina atual por formar um verdadeiro casamento com a emergente indústria farmacêutica. Era o fundamento necessário para que essa se expandisse.
O Mecanicismo acoberta também o mito do cientificismo e o mito do especialista, tão vigentes atualmente. Sobre esses mitos, podemos discutir mais tarde ou o leitor pode postar suas dúvidas que poderei esclarecê-las.
Com uma ótica diferente, o vitalismo constitui um outro substrato e a base filosófica da Homeopatia. Quando mudamos para um tratamento homeopático estamos saindo de um contexto mecanicista para um contexto vitalista. Sobre o vitalismo, um novo texto será produzido em breve, aguardem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário