sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cirurgias na Homeopatia

                                                           Fonte:  http://migre.me/3UdYk

          Olá!!! Voltamos aqui para esclareceu um assunto controverso e novamente cutucar paradigmas.
Terei que concordar com os céticos: a homeopatia é um sistema médico limitado! Sim! Ela não substitui a cirurgia! Jamais, numa situação em que o corpo precise de uma intervenção cirurgica, poderemos nos furtar a indicá-la. Quem assim o fizer, apenas demonstrará o quanto não conhece da Arte que quer praticar.

          Neste momento já vejo vários tipos de reação dos leitores: indignação dos que protegem a homeopatia a todo custo, suspiros de felicidade e contentamento emitidos pelos semi-céticos, e risinhos de canto da boca dos céticos curiosos, pois há os que sequer se dão ao trabalho de ler sobre aquilo que criticam.

          Agora vamos ao que interessa: o que então seria um caso cirúrgico eletivo? Algumas respostas óbvias: tumores (câncer em geral) de preferência no início pra evitar metástase, sem esquecer a borda de segurança; calculo renal, vesical (na bexiga), uretral, ureteral; hérnias; cálculo dentário (em animais); piometra; varizes; etc. Poderíamos nos perder aqui nas opções. MAS a lista é muito menor do que se imagina, pois toma-se por cirúrgica a solução para doenças crônicas que normalmente recidivam. Quase a totalidade das afecções que eu citei acima não são passíveis de cirurgia e sim de tratamento.

          Agora alguns já devem parar de ler e chutar a parede (rs), mas é a realidade. Quem for forte pra continuar a ler, poderá trocar um pouco a lente com a qual olha o mundo. O paradigma é o que nos torna cegos tomando por verdade aquilo que sequer paramos pra questionar.

          Tumores (câncer): caso não seja obstrutivo, compressivo ou cause qualquer outro tipo de dano mecânico ao paciente, não deve ser retirado e sim tratado medicamentosamente. O corpo que desenvolve um tumor, já, na maioria das vezes, possui um metabolismo que não está dando conta de debelar as células que se multiplicam de forma inadequada (o que ocorre diariamente em todos nós), ou seja, o sistema imune não enxergou as células alienígenas e não as eliminou, elas cresceram. Se já temos um sistema imune um tanto prejudicado e que está, na medida do possível, contendo o espalhamento destas células pelo organismo (metátase) e submetemos o indivíduo a um processo cirúrgico, ou seja, cortamos, mexemos, suturamos, damos antibióticos e antiinflamatórios o que se pode esperar? Primeiro: a cicatrização é um processo inflamatório, que depende, para sua ocorrência, do sistema imune. Este já está debilitado no indivíduo e é, neste momento, fortemente solicitado. O que se espera que aconteça ao tumor que antes estava sento contido na medida do possível? Não é à toa que vemos seguir cirurgias de remoção de tumores, intensas metástases.
         Com o tratamento homeopático, estes tumores ficam restritos ali por anos, mantendo a qualidade de vida do ser vivo.
          Agora a parte mais chata: muitas vezes precisamos remover uma parte do tumor, pois o mesmo causa algum dano mecânico no organismo. Não diz respeito À remoção do tumor, mas à liberação daquilo que impedia a vida. E quando precisamos desta intervenção, não achamos quem a faça, pois é preferível proceder com a eutanásia ou observar o animal definhar por não poder defecar ou deglutir, ou ainda não poder respirar.
          O bom-senso deveria falar mais alto que protocolos.

          Cálculos em vias urinárias: a primeira pergunta seria - "Por que estes cálculos aparecem aí?" Pois bem, eles aparecem, não por acúmulo disto ou daquilo, ou ainda por simples alteração de pH urinário, senão poderiam aparecer em qualquer lugar desde os rins até a uretra. Mas os cálculos podem aparecer apenas em um destes lugares. O motivo primordial do aparecimento de cálculos está na sensibilidade do tecido do órgão em que ele aparece. Então se é na bexiga, temos que o seu tecido está sensível, inflamado, antes de tudo. Então de que adianta retirar cirurgicamente o cálculo? Já é sabido que esta afecção tem alta reincidência, portanto é óbvio que o tratamento cirúrgico não parece o mais adequado. Formação de cálculos é um sintoma de doença crônica, portanto passível de tratamento medicamentoso.
         MAS algumas vezes precisamos lançar mão do procedimento cirúrgico: quando os cálculos são grandes demais para passarem pelo ureter (caso sejam produzidos nos rins) ou pela uretra (se tiverem origem na bexiga). Com o tratamento, ou o cálculo é reabsorvido ou eliminado mecanicamente, então ele deve ter um tamanho compatível.

          Piometra: Não existe a menor necessidade de se operar uma cadela com piometra, com simples tratamento medicamentoso esta afecção se reduz. Caso fechada, se abre e drena, caso aberta ocorre a saída do pús e a redução da infecção uterina. A castração da cadela só faz desviar o órgão de choque, pois a moléstia não foi debelada.

         Cálculo dentário ou tártaro: não faz o menor sentido, pois se trata de manifestação de doença crônica, portanto recidiva, escovando ou não os dentes do animal.

         Fraturas: Caso a fratura peça um pino, este sim deve ser colocado. E o tratamento medicamentoso deve seguir para favorecer a cicatrização óssea de forma organizada.

         Retirada de corpos estranhos, suturas também são momentos que pedem intervenção cirúrgica.

         De qualquer forma todos os animais que serão submetidos a um procedimento cirúrgico devem ser tratados medicamentosamente e o uso de outras substâncias são totalmente dispensáveis. Apenas fica como necessária a administração dos anestésicos gerais no momento da cirurgia.

         Agradeço agora a atenção e aguardo críticas, cometários, etc.

Abraços!

14 comentários:

  1. Animais comem açúcar>. Pq uma das razões principais pra acúmulo de cálculos no organismo é a ingestão de alimentos que elevam os índices de ácido úrico, e isso acontece muito pela ingestão de açúcares...
    A outra coisa é que qdo um agente é algo que impede a boa saúde e higiene de um ser humano ou animal, e ele pode ser removido, como é o caso do tártaro, eu acho que como plano de tratamento deve-se retirar o tártaro, e ao mesmo tempo atuar sobre a doença crônica do paciente, pq é ela que na verdade está fazendo o paciente expressar uma manifestação da doença. Uma vez que o paciente comece a entrar em equilíbrio, é certo que a formação de tártaro no mínimo diminuirá...

    Cynthia Rocha
    Cirurgiã Dentista USP

    ResponderExcluir
  2. Cynthia, o cpalculo só forma lá porque é um ponto sensível, se não fosse, poderia comer 1 tonelada de açúcar que não formaria cálculo :)
    E no caso de cães temos que ponderar se fazer uma anestesia geral pra tirar tártaro é mesmo tão valioso para o tratamento.

    ResponderExcluir
  3. por que não existe anti-concepcional de homeopatia?
    por que não existe anestesia de homeopatia?
    por que não se trata câncer ou AIDS com homeopatia

    ResponderExcluir
  4. Anônimo.
    Para veterinária, mesmo não sendo o ideal, no intuito de controlar populações, indica-se castração, mas se o animal fica confinado, tem um responsável por ele, indica-se apenas supervisão nestes momentos críticos de cio. Para humanos, o método anti-concepcional que se indica é o preservativo. Se você perceber a sutileza da diferença entre um medicamento comum com um medicamento dinamizado e da terapia convencional para a terapia homeopática será fácil saber porque não temos anticoncepcionais medicamentosos. A grosso modo, anticoncepcionais são medicamentos de intervenção, bloqueio ou excesso hormonal, ou seja, administra-se uma substância bruta o que não é possível na homeopatia, muito menos desejável.
    Anestesia segue o mesmo princípio: bloqueio de vias por administração de matéria no organismo. Quando fazemos alguma indicação cirurgica, não nos opomos ao uso de anestésicos sendo que com a terapia homeopática conseguimos até reverter os efeitos indesejáveis das mesmas no retorno anestésico.
    Câncer é sim tratado com homeopatia (você deve ter lido o post antes de escrever um comentário) e a AIDS em si não é uma doença, pois não produz sintomas. Os sintomas são devidos às moléstias que se seguem a ela que são totalmente tratáveis com homeopatia.

    Obrigada pelas perguntas.

    ResponderExcluir
  5. Alessandra, Tenho um Schnauzer que tem problemas de cálculo na bexiga. Ele já operou uma vez e faço o tratamento com a ração Urinary mas mesmo assim, depois de 9 meses, ele voltou a obstruir e fizemos uma ultra que constatou a presença de cálculos de até 0.5cm. Moro no Rio e não conheço nenhum veterinário homeopata. Inclusive quando descobri que ele tinha esse problema procurei pois quando eu era pequena tratei muita coisa com homeopatia. Vc conhece alguém aqui no rio para me indicar? Vc acha que a homeopatia pode evitar a reincidencia? Um abraço, Carolina

    ResponderExcluir
  6. Carol, Certeza que a homeopatia pode ajudar a não recidivar, mas temos que lembrar que além da doença crônica natural, temos a doença crônica falsa que normalmente é causada por erro de manejo. E se existe esse fator, é importante que um profissional lhe auxilie a adaptar o ambiente do cão o máximo para as necessidades da espécie (leia em comportamentoebemestar.blogspot.com). Porque digo isso: senão seu cão sempre terá um fator estressante que causará o desequilíbrio e por conseguinte a moléstia, já que a bexiga funciona como uma válvula de escape para os rins. Então, em termos gerais, para não adoecer dos rins ele faz uma doença na bexiga.
    Outra pergutna: ele faz muito tártaro? Se faz, uma coisa interessante seria parar de removê-lo, ajuda a prevenir cálculo vesical também. E peço, não tente conflitar essas informações que estou lhe passando com a med. veterinária tradicional, pois elas não irão coincidir ;)
    Bom, temos um problema grave de falta de profissional veterinário no Rio de Janeiro... E pena pensar que estive aí na Páscoa e não nos conhecemos antes. Estou estudando a possibilidade de atendimento via Skype com câmera para que eu possa vê-lo. É uma proposta que tenho que fazer inclusive para meus colegas, pois jamais me responsabilizaria em deixar alguém nas mãos de um profissional que não conheço a procedência.
    Estou à disposição para mais explicações o quanto você achar que precisa e o quanto eu conseguir responder.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Alessandra, Primeiro queria te agradecer pela resposta. Quanto as suas perguntas, ele é um cãozinho super meigo e bonzinho e recebe todo carinho do mundo. Late pouco e não arruma briga, enfim não me parece estressado. Ele até tem tártaro nos dentes mas nunca tirei. A veterinária dele me parece boa mas estou ficando agoniada pois cada vez que ele obstrui é um sofrimento para ele porque tem que passar a sonda e tal. Semana passada fizemos uma lavagem da bexiga e saiu bastante coisa mas no dia seguinte fiz uma ultra pra ver como estava e ainda ficou um pouco de pedra sim. Na primeira vez que fiz a ultra vimos 3 pedras nos rins, agora dessa vez uma parece que se dissolveu pois só vimos 2. Estou pensando seriamente em operar de novo mas queria um tratamento alternativo pois mesmo usando a ração ele voltou a fazer os cálculos. E a homeopatia me parece ser esse tratamento que eu estou procurando... O que vc acha? Muito obrigada, Carol

    ResponderExcluir
  8. Então vamos por partes: Você já pensou em, antes de tudo, mudar a dieta dele? Já estudou ou viu algo sobre Alimentação Natural? Para isso o site www.cachorroverde.com.br é muito bom! Não digo so estresse desse tipo, mas qualquer coisa que não esteja legal para ele, pois essas coisas são individuais e só conseguimos localizar fazendo testes graduais.
    Além de mudar a alimentação, tenho certeza que um tratamento homeopático seja bem proveitoso pra ele sim! Operá-lo definitivamente não irá resolver. Estou aguardando umas indicações de uma vet conhecida, mas é você quem pode decidir mesmo. Eu garanto que o tratamento, se bem feito, é o melhor para o seu cão.
    Peço também que leia alguns outros posts do blog para se informar melhor. Se você tiver orkut, entre na comu Homeopatia Hahnemanneana.
    Estou à disposição.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Alessandra
    Já pesquisei bastante sobre alimentação sim, inclusive vi o site do cachorro verde mas eles mesmo não indicam a alimentação natural para esse tipo de problema. Mudei a alimentação dele depois da primeira operação mas mesmo assim ele voltou a fazer os calculos. Sei que é um problema recorrente na raça e estou pensando em dar chá de quebra pedras pra ele. Enfim, to meio assim sem saber qual vai ser o próximo passo. De qualquer maneira, muito obrigada pelas informações e respostas. Um grande abraço, Carolina

    ResponderExcluir
  10. Bom, caso queira mesmo tratá-lo com homeopatia fale comigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. boa tarde, estou com cirurgia marcada para meu cachorrinho que esta com 3 pedras na bexiga de 0,6 a 0,7, estou tentando de tudo pra não precisa opera-lo.Até chá de quebra pedra estou dando.Quero saber se este tratamento de homeopatia resoveria pra ele.
    Ele esta super bem, comendo brincando e o mais importante fazendo xixi(jato).

    ResponderExcluir
  12. Andréia!
    A cirurgia para remoção de cálculo é necessária desde que o tamanho do mesmo seja maior que a saída da uretra. Isso envolve saber o porte do cão também, pois os cálculos podem ter 0,6 a 0,7 mm e o cão ser um pastor alemão adulto dispensando cirurgia, pois medicado corretamente seria capaz de expelir os cálculos ou reabsorvê-los. Em todo caso, como o cão está bem, antes da cirurgia vale o tratamento para verificar se é possível que o cálculo se dissolva.
    Mesmo depois da cirurgia é indicado o tratamento, pois é muito comum que os cálculos voltem a se formar.
    Espero que tenha ficado claro! Senão pode perguntar novamente!

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. oi Alessandra obrigada pela atenção...
    Então meu amorzinho é um york de 2.300, é bem pequeno, e é por isto que tenho medo...
    Ele esta urinando bem, mais fico perguntando ate quando?
    Moro aqui em salvador, vc teia algum lugar para me indicar?
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente um bom homeopata não é um ser muito fácil de ser encontrado não... E erros durante o tratamento podem piorar a situação do seu cão.
    Peço que mande um email ok?
    alecaprara@yahoo.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir