segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Olá!

Hoje vou comentar um pouco a história de um cão, golden retriever, que passou os quatro últimos anos de sua vida tomando Homeopatia.

Ele iniciou o tratamento Homeopático comigo apresentando alguns problemas de pele, muitos carrapatos, engasgos e leve fraqueza nos membros posteriores.

Resumidamente, apresentava uma clínica sugestiva de displasia coxofemoral, espondilose deformante (coluna) e colapso de traquéia (vide texto anterior). Tomava um medicamento alopático para os engasgos já há alguns anos.

Inicialmente foram belos os resultados para os engasgos e para pele. Retiramos aos poucos o medicamento alopático, além da proprietária seguir à risca minhas recomendações quanto à alimentação, higiene, prevenção de carrapatos, vermes e de doenças em geral, e remoção de obstáculos à cura.

Ao longo do tempo foi apresentando muita fraqueza nos posteriores, que, como previsto, se agravava com a idade.

Sempre sob os diligentes cuidados de sua proprietária, reagia muito bem aos medicamentos que eu prescrevia em cada circunstância de sua doença. Melhorava apetite, disposição e a locomoção.

No último ano de sua vida, houve um declínio maior e passou a ficar deitado a maior parte do tempo. Nem por isso formou escaras, conforme seria esperado. Apresentou bicheiras algumas vezes, que eram removidas e a ferida cicatrizava rapidamente.

Na véspera do seu último dia ainda levantou-se para fazer suas necessidades e alimentou-se de um de seus alimentos favoritos.

            Em um quadro semelhante, um cão tratado convencionalmente dificilmente ainda consegue andar, forma muitas escaras e perde o apetite completamente. Sem falar nos efeitos dos medicamentos alopáticos que levam o animal a um quadro de insuficiência renal e a um estado de enjôo constante com vômitos. Tudo se torna tão doloroso que a vontade se sacrificar o animal nesse momento é comum por parte dos donos e dos veterinários. Mas existe outra possibilidade de dar conforto ao animal neste momento inevitável.


Um grande abraço!
Camila Steck

Nenhum comentário:

Postar um comentário